No dia 14 de outubro, em Bruxelas, Bélgica, durante o encontro “Iniciativa Climática” do Parlamento Europeu, preparatório à COP30, o diretor do Instituto Futuro, Juliano Medeiros, participou da mesa “A situação da Amazônia” ao lado da deputada estadual do Pará, Lívia Duarte (PSOL), do cacique geral do povo Mura do Rio Anebá, Jonas Moura, e da coordenadora-executiva da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP), Luene Karipuna.
O evento reuniu ambientalistas europeus e brasileiros que se posicionam contra os combustíveis fósseis na Amazônia e no continente europeu, em defesa de uma transição ecológica justa.
“Há blocos de exploração identificados a poucos quilômetros de terras indígenas. Em um governo comprometido com os direitos dos povos da floresta, esses blocos não serão explorados. Mas sob governos extrativistas e de extrema direita, podem se transformar em instrumentos de ataque aos direitos indígenas”, afirmou Juliano.
O Instituto Futuro reforça seu compromisso em ampliar o diálogo internacional por uma transição ecológica justa e em garantir que a COP30, em Belém, seja um espaço de visibilidade para os dilemas socioambientais que atravessam os países amazônicos.



