Entre os dias 27 e 29 de junho, o Instituto Futuro esteve em Montevidéu, Uruguai, participando do encontro anual do grupo “Construindo Estados de Bem-Estar”, projeto vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na América Latina e Caribe. A iniciativa é coordenada por Carlos Ominami e Jorge Castañeda e reúne lideranças políticas, acadêmicas e representantes de organizações da sociedade civil para promover o diálogo e a cooperação regional.
O encontro abordou temas como o novo cenário internacional e suas implicações para a América Latina, estratégias de combate ao crime organizado, a economia do cuidado, proteção social e desafios para a democracia na região. Houve também espaço para a troca de experiências sobre conjunturas políticas nacionais e para a construção de estratégias de cooperação.
Do Brasil, além de Juliano Medeiros, presidente do Conselho do Instituto Futuro, participaram Tarso Genro (ex-ministro da Justiça), José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), Ana Pimentel (deputada federal PT-MG), Jorge Branco e Sandra Bitencourt (diretores do Instituto Novos Paradigmas) e Tamires Sampaio (integrante da assessoria especial para política internacional da Presidência da República).
A participação do Instituto Futuro reforça o compromisso com o diálogo latino-americano e com a busca de soluções democráticas e cooperativas para os desafios compartilhados pela região.